Como surgiram as vacinas?
A palavra vacina é derivada do termo latino vaccinus que significa “derivado da vaca”. Ela recebeu este nome, pois, em 1798, vieram a público as investigações feitas pelo médico inglês Edward Jenner. Por longos anos, ele observou que ordenhadores que haviam sido contaminados pela cowpox (espécie de varíola bovina) eram imunes à varíola.
O experimento
Jenner inoculou um garoto de oito anos com o pus retirado da pústula (crosta cheia de pus formada sobre a pele do doente) de uma ordenhadeira que sofria com a doença. O garoto contraiu uma infecção extremamente benigna e, dez dias depois, estava recuperado.
Depois da recuperação, ele ficou imune à varíola. Esse processo passou a ser adotado em todo o mundo.
No Brasil
A primeira vez que o medicamento foi utilizado foi em 1804 (100 anos antes da famosa Revolta da Vacina, tema para um próximo post). Em 1802, já se há notícias sobre a preocupação do Príncipe Regente de Portugal, Dom João (futuro Dom João VI) sobre a necessidade da prática da vacinação no Brasil.¹ Depois de um processo histórico de conflitos e debates, a vacina popularizou-se no mundo, incluindo o Brasil:
“Atualmente, o Brasil é um dos países que oferece o maior número de vacinas à população, disponibilizando mais de 300 milhões de doses anuais sendo 43 tipos diferentes de imunobiológicos: 26 vacinas, 13 soros heterólogos (imunoglobulinas animais) e quatro soros homólogos (imunoglobulinas humanas), utilizadas na prevenção e/ou tratamento de doenças.” (UNIMED)
📷
This might hurt. A primeira vacinação de Edward Jenner em 1796, pintada por Melingue Gaston
(1)ANÁDIA, João Rodrigues de Sá e Melo. [Aviso dirigido ao governador da Bahia, Francisco da Cunha e Meneses comunicando que o príncipe regente manda ordenar novamente que, por meio dos médicos e casas dos expostos, procure introduzir o uso da vacina na capitania]. Queluz [Portugal]: [s.n.], 1802. 1f, 23 x 18. Disponível em: < http://objdigital.bn.br/acervo_digital/div_manuscritos/mss1289266/mss1289266.pdf.> Acesso em: 20/12/2019, às 13:30.
MINISTÉRIO DA SAÚDE. Dois séculos de vacina no Brasil. Revista da Vacina. Disponível em: < http://www.ccms.saude.gov.br/revolta/ltempo.html > Acesso em: 20/12/2019, às 12:45
UNIMED. Você conhece a História da Vacina?. Viver bem. Disponível em: < http://www.unimed.coop.br/portalunimed/viver_bem/_CAS/folder_CAS_cobertura_vacinal.pdf > Acesso em: 20/12/2019, às 14:00