O ambiente escolar é o primeiro contato das crianças para além do núcleo familiar, ou seja, é ali em que se desperta o interesse e curiosidade sobre o mundo. Por isso, é de grande importância que hajam atividades fáceis, didáticas e interativas que aproximem as crianças à vida acadêmica. Por isso, um grupo de estudantes realizou uma proposta lúdica nas escolas de São Gabriel, no Rio Grande do Sul, com o objetivo de apresentar a Paleontologia para os alunos.
Essa atividade foi dividida em três etapas, sendo, a primeira delas, realizada a partir de uma palestra ensinando o que é a Paleontologia, o que essa ciência estuda, o que são fósseis, onde eles foram encontrados, etc. Também, visando que as crianças e adolescentes tivessem um contato maior com esses organismos pré-históricos, na segunda etapa dessa atividade, eles realizaram uma confecção de réplicas de fósseis.
E, por último, a terceira etapa contou com um jogo de cartas, no qual, sempre que o dado era jogado os estudantes recebiam uma pergunta sobre a Paleontologia. No decorrer do jogo as perguntas podiam ficar mais difíceis. Além desse, também foi realizado um segundo jogo, “Entendendo a Evolução da Vida na Terra”, e, consistia em imagens com alguns representantes de plantas ou animais, e o objetivo era que as crianças conseguissem associa-las ao tempo geológico que esse organismo viveu. Dessa forma, os alunos puderam aprender de forma divertida sobre os períodos históricos, e a evolução e extinção de diversos grupos.
Mas afinal, depois de tudo isso, o que é a Paleontologia? A paleontologia é a ciência que estuda os registros de organismos que viveram no passado, chamados fósseis, e tem o objetivo de conhecer a vida do passado geológico. Comumente, a Paleontologia é apresentada de forma incompleta para o público, por isso, fez-se necessário a realização dessa atividades em centros educacionais, com o objetivo de trazer informações ao público jovem.
Portanto, com o resultado dessa pesquisa, foi possível analisar que a concepção dos alunos sobre o que é paleontologia melhorou muito, mas ainda é necessário realizar novas atividades regularmente com o apoio dos professores. Para que, assim, os estudantes fiquem mais interessados pelo tema, tenham informações sobre a ciência e aprendam de forma divertida.