Segundo o Ministério da Educação, a Paleontologia e a Geologia fazem parte do conteúdo de Ciências desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. Porém, os materiais didáticos que abordam esses temas ainda precisam ser aprimorados. Especificamente no caso da Paleontologia, sua abordagem ainda é muito limitada, passando apenas por aqueles tópicos mais conhecidos como os dinossauros, fósseis e origem da vida.
Esse problema pode estar ligado tanto à deficiência dos materiais didáticos, quanto à ausência de uma formação para os professores. Uma vez que, mesmo com livros completos e atualizados, é necessário que se tenham professores capacitados para guiar o processo de aprendizagem.
Infelizmente, a origem desse problema pode estar dentro das Universidades, devido ao fato de que muitas delas ainda se preocupam mais em formar profissionais para a pesquisa do que professores qualificados. Ainda há uma falha nos cursos de licenciatura em relação a área de Ciências, e mais ainda na Pedagogia que exige que o estudante se divida entre várias áreas do conhecimento diferentes. Tudo isso acaba criando uma imagem da Paleontologia como uma ciência complexa e distante da população, como algo que só existe dentro dos laboratórios e museus. Portanto, é necessário trazer essa ciência para perto das pessoas através da sala de aula, mostrando que ela pode contribuir muito com a sociedade.
O artigo em discussão busca propor atividades e iniciativas que podem ser feitas nas escolas de Educação Infantil, a fim de abordar a Paleontologia de forma didática e criativa de acordo com cada faixa etária. As atividades propostas neste trabalho foram realizadas em uma escola privada na capital paulista no ano de 2002, com crianças de 4 a 6 anos de idade.
Essas propostas foram divididas em 5 categorias:
- Alteração do espaço físico da escola (construção de uma linha do tempo, mini jardim paleobotânico e sala de exposições)
- Atividades voltadas ao educador (professores e orientadores educacionais)
- Canal de dúvidas permanente
- Atividade de integração paleontólogo/aluno
- Atividades voltadas às crianças de quatro a 12 anos (férias na escola)
Os resultados deste trabalho superaram as expectativas dos pesquisadores, pois as atividades propostas foram capazes não só de trazer para perto das crianças o conhecimento paleontológico, mas também ajudar no processo de alfabetização delas. No entanto, para que isso fosse possível foi necessário estudar o método mais adequado de acordo com cada etapa do desenvolvimento cognitivo, permitindo que as crianças trabalhassem o pensamento concreto primeiro para depois partir para o pensamento abstrato. Iniciativas assim são capazes de divulgar a Paleontologia e despertar interesse das pessoas nessa ciência que precisa ser muito valorizada.
E você, o que pensa sobre a abordagem da Paleontologia na Educação Infantil?
Referências:
Mello, Fernanda Torello de; Mello, Luiz Henrique Cruz de; Torello, Maria Beatriz de Freitas. A Paleontologia na Educação Infantil: Alfabetizando e Construindo o Conhecimento. Ciência & Educação (Bauru) Dez 2005. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/ciedu/a/RQpZvQKLgH5KCWTLhVTB34n/?lang=pt&format=pdf>
Eu penso que é mais que urgente, que textos como esse cheguem ao maior número possível de professores do ensino básico, para que a paleontologia e a história que ela nos conta se difunda cada vez mais. Show de texto, Laura. Parabéns ;))