(Fig 2. Incogemina nubila gen. et sp. nov. holotype LPU 1696, adult. Upper Aptian, Lower Cretaceous, Crato Formation, Araripe Basin. Nova Olinda municipality, Ceará State, Brazil. Photograph in dorsal view. Scale bar 5 mm)
Um fóssil de um inseto efêmero, foi encontrado por pesquisadores, na Formação do Crato, na Bacia do Ariripe no Ceará. Entre as efêmeras fósseis, estão os Oligoneurideos que são considerados raros, o indivíduo encontrado foi descrito como um novo gênero e espécie. As efêmeras são insetos de vida curta, podendo viver por minutos apenas, durante sua fase adulta.
O artigo com a descoberta foi publicado na revista científica Plos One, e foi realizado por pesquisadores da Universidade Federal do Espírito Santo em parceria com a Universidade Regional do Cariri (Urca). O inseto em questão é da família Oligoneuriidae, e o fóssil descoberto se trata do segundo adulto fossilizado encontrado e o primeiro desse espécime.
O espécime foi coletado em um afloramento da Formação Crato na Mina Antônio Finelon, no município de Nova Olinda, Estado do Ceará. O indivíduo foi nomeado de Incogemina nubila, se trata do primeiro espécime a ser descrito detalhadamente, ajudando no conhecimento atual de efêmeros no Cretáceo Inferior, além de ser importante para preencher buracos na história evolutiva entre o Oligoneuriinae e o Chromarcys existente.
O Incogemina nubila possui veias nas asas que combina estados de caráter plesiomórfico (mais antigos) e apomórfico (mais recentes). Na perspectiva biogeográfica, eles demonstram que a divergência entre Oligoneuriinae e Incogemininae provavelmente ocorreu no que hoje é a América do Sul.
Esse achado representa um passo grande para novos estudos e descobertas sobre os efêmeros e provavelmente novos artigos serão publicados futuramente.
Fonte: Storari AP, Rodrigues T, Saraiva AAF, Salles FF (2020) Desmascarando uma lacuna: Um novo fóssil de oligoneurídeos (Ephemeroptera: Insecta) da Formação Crato (alto Aptiano), Bacia do Araripe, NE do Brasil, com comentários sobre Colocrus McCafferty. PLoS ONE 15(10): e0240365. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0240365