Dizemos que os cães são os melhores amigos do homem, mas será que é possível saber aproximadamente quando ocorreu tal domesticação? A descoberta de quando se iniciou a domesticação é motivo de debates entre os pesquisadores devido a ausência de características morfológicas para determinar tal fato. Existe pouco consenso pelos pesquisadores a respeito da identificação correta das amostras arqueológicas caracterizadas como sendo de cães (e não de lobos) como também a respeito da localização dos primeiros locais de domesticação.
Esse artigo relata sobre a evidência mais antiga de cães no Mediterrâneo localizadas no Pleistoceno Superior no sul da Itália. Tais evidências foram encontradas nos sítios arqueológicos chamado Grotta Paglicci (Apúlia, Foggia) e Grotta Romanelli (Apúlia, Lecce). Na Grotta Pagliacci foi encontrado um rico número de espécimes de canídeos, um total de doze, nos quais foram analisados e mostraram tamanhos pequenos (quando comparado a um lobo) e um tamanho reduzido no primeiro molar inferior. Já na Grotta Romanelli foram encontrados 3 vestígios de Canis, sendo então analisados um total de 15 elementos dentários e esqueléticos encontrados nessas grutas. Os pesquisadores afirmaram que esses restos de canídeos eram realmente de cães e não de lobo (por meio de comparações com espécimes já encontradas).
As análises realizadas nesta pesquisa foram tamanho do corpo, genética e estrutura dentária interna e indicam que tais espécimes eram semelhantes a cães que estavam na Apúlia aproximadamente entre 14.000 e 20.000 anos. Isto é, indicando que os cães podem ter tido uma importância cultural comum com os humanos em uma fase histórica entre o mundo mediterrâneo e as regiões ao norte dos Alpes. Os resultados dessa pesquisa também confirmam que o tempo de domesticação dos cães ocorre entre 20.000–40.000 anos atrás. Porém, ainda é questionável se os primeiros cães de fato eram capazes de se relacionar com os humanos e, assim, auxiliarem nas estratégias de subsistência, mas o fato de terem sido encontrados na Apúlia, desde pelo menos a 14.000 anos, induz que esses animais podem sim ter sido importantes na cultura humana da região.
Foto retirada do site: https://www.tudointeressante.com.br/2015/02/19-fotos-antigas-comprovando-que-os-caes-sempre-foram-as-companhias-favoritas-dos-humanos.html