Figura 1 - Therizinosaurus
Os Therizinosauria eram dinossauros terópodes (grupo de animais bípedes e em sua grande maioria herbívoro ou carnívoro) e viveram no Cretáceo. Tinham garras enormes nas patas anteriores, variando o tamanho dentro do grupo. Existem diversas hipóteses sobre a função dessas garras, sendo elas, puxar galhos de árvores, cavar o solo em busca de insetos, acasalamento, perfuração, gancho ou escalada.
Comparando a dimensão das ungueais (último osso que sustenta a garra) dos terópodes, mamíferos, vivos e extintos, com cinco espécies de Therizinosauria, Falcarius utahensis, Nothronychus graffami, Beipiaosaurus utahensis, Alxasaurus elesitaiensis e Therizinosaurus cheloniformes teorizou-se em primeiro momento que as ungueais de Therizinosauria eram para escavação, gancho ou perfuração.
Figura 3 Figura 4
5 espécies de Therizinosauria As figuras são morfoespaços, em cinza, grupo basal de Terópodes, em
citadas no parágrafo acima vermelho Therizinosauria, e em azul e verde outros Terópodes.
Analisando a figura 2, Therizinosauria ocupa morfoespaços (morfologia comparativa dos animais que podem coincidir em uma mesma região do gráfico) variados, ou seja, sua morfologia é diversificada. Cada porção da garra de Therizinosauria exercia uma força específica, no entanto, essa tensão localizada reduziria se comparada a garra queratinizada, que não são encontradas neste grupo. Ademais, os mamíferos extintos e viventes ocupam grandes morfoespaços tendo assim mais variações morfológicas dentro do próprio grupo comparados aos terópodes. Todavia, mamíferos herbívoros extintos com garras ocupavam morfoespaços diferentes dos demais mamíferos e terópodes, mas muitos terópodes ocupavam o mesmo morfoespaço que mamíferos fossoriais (animal que cava buracos).
Os Nothronychus graffami e N. mckinleyi diferentemente dos demais Therizinosaurus ocupavam o mesmo morfoespaço que mamíferos fossoriais existentes, entretanto, o tamanho corporal dos Therizinosaurus não favorecia o uso de ungueais para formar tocas mas apenas uma escavação superficial com ajuda da força dos membros posteriores e garras anteriores, assim como alguns outros terópodes.
Pensando em terópodes, a garra para segurar presas torna-se eficaz visto que eram mais curtas e rígidas, curiosamente, esses animais ocupam o mesmo morfoespaço que mamíferos fossoriais. Em suma, se analisar os mamíferos percebe-se que a diferença na morfologia das garras auxiliou no aumento do morfoespaço, o que não ocorre tão claramente com os terópodes.
Figura 4 - Therizinosaurus
Interpretando possíveis funções para as garras de Therizinosauria, uma função seria a de puxar e derrubar árvores, pois são herbívoros em sua maioria. Segunda função, combate direto, no caso, defesa contra predadores ou rivais da mesma espécie. A terceira possível função, seria a de escavar em busca de insetos, visto que alguns Therizinosauria são onívoros. E por ultimo, o uso das garras para o acasalamento, para atração do outro sexo ou mesmo durante a cópula.
Por fim, entende-se que as garras são muito diversificadas em Therizinosauria, terópodes e mamíferos, mas que ainda não se tem uma correlação clara de tamanho e curvatura das garras. Entretanto, o fato de as garras de Therizinosauria não serem queratinizadas inviabiliza-se a teoria de que poderia ser usada para outras tarefas que não apenas intimidação e atração sexual, visto que para tarefas como escavação, perfuração e gancho demandam muita força e resistência das garras.
Referências
Artigo principal, figura 3 e figura 4 - LAUTENSCHLAGER, S. Morphological and functional diversity in therizinosaur claws and the implications for theropod claw evolution. Proceedings of the Royal Society B: Biological Sciences, v. 281, n. 1785, p. 20140497, 22 jun. 2014.
Artigo extra - QIN, Z. et al. Functional space analyses reveal the function and evolution of the most bizarre theropod manual unguals. Communications Biology, v. 6, n. 1, 16 fev. 2023.
Vídeo informativo - Garras do Therizinosaurus e o Dunkleosteus compacto. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=t4fSA9HSQPE>. Acesso em: 10 abr. 2023.
Figura 1 - NANDI. What Was The Biggest Dinosaur? How Scientists Determine Giant Prehistoric Record-Breakers. Disponível em: <https://paleontologyworld.com/dinosaurs-%E2%80%93-species-encycolpedia-curiosities-q/what-was-biggest-dinosaur-how-scientists-determine>. Acesso em: 10 abr. 2023.
Figura 4 - Therizinosaurus. Disponível em: <https://everythingdinosaurs.weebly.com/therizinosaurus.html>. Acesso em: 10 abr. 2023.