Pode não fazer muito sentido mas acontece que a forma como os galhos e folhas das árvores se sobrepõe aliado com a incisão do sol e outros caracteres físicos, fazem com que o ambiente acima das árvores de uma floresta tropical seja totalmente especializado. Digo especializado pois ele é responsável por uma fauna de invertebrados que somente ocorrem naquela região. A partir disso têm-se estudos diferenciados para descobrimento da fauna e manutenção desse ambiente. Essa área do dossel pode ser de no mínimo 25m de altura do chão da floresta que é mais úmido fornecendo outros habitats para os seres viventes ali.
Como essa área não é totalmente explorada devido, principalmente, a dificuldade de acesso aos dosséis algumas iniciativas são feitas para que o estudo seja ampliado. Um bom exemplo é o projeto Investigating the Biodiversity of Soil and Canopy Arthropods (Investigando a Biodiversidade de Artrópodes do Solo e do Dossel), possui a sigla Ibisca é apoiado por empresas e possui 50 pesquisadores participantes de 32 países, incluindo dois do Brasil. Entende-se a importância do estudo entomológico para a consolidação da sucessão ecológica do local, etc.
Como os dosséis são de difícil acesso muitas técnicas são desenvolvidas para facilitação do trabalho de escalada que deve ser realizado. Sendo assim, essa pesquisa depende de uma série de técnicas de segurança, prevenção de acidentes, equipamentos que podem ser sofisticados ou não, etc.
Existe um consórcio internacional The Canopy Crane Network (Rede de Guindaste de Dossel) mantém dezenas de guindastes em diversas florestas de países diferentes incluindo alguns no Brasil. Esses sustentam gondolas pequenas ou grande que são usadas para elevar os pesquisadores as alturas necessárias para observação dos dosséis, entretanto este é um método mais caro. Geralmente, são coletas realizadas na base da criatividade do pesquisador em pensar em técnicas viáveis financeiramente, segura e de melhor eficiência.
Estudos associam os dosséis ao cerrado devido suas características físicas e bioquímicas, porém muito ainda deve ser feito para conclusão dessa hipótese e outras que são levantadas. O Brasil faz parte de todos os consórcios de evolução dos estudos em dossel o que é muito importante para a dissociação dessas informações já que ainda hoje esses pesquisadores são considerados loucos por se arriscarem em busca desse conhecimento. O dossel é de grande importância para o conhecimento da diversidade de espécies no mundo, muito ainda está a ser descoberto sobre o qual realmente é a diversidade da flora e fauna.
Referências bibliográficas:
RIBEIRO, P. Sérvio. CORBARA, Bruno. Dossel florestal: a fronteira desconhecida. Ciência hoje, v. 37, n. 217, p. 54-58.
MENDONÇA, Santos Marcelo de. BERNARDI, Antônio Renan José. MOREIRA, Melo Aninha. Estrutura e caracterização das áreas de dossel na Amazônia oriental. IV Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental, Salvador, BA, 2013, p. 1-5.