Glossário de
Biologia
Glossário com termos da biologia para você poder consultar e usar.
Angiosperma
Referências bibliográficas
As angiospermas são um grupo de plantas que produzem sementes dentro de um ovário desenvolvido, o fruto. Exemplos: laranjeiras, coqueiros, palmeiras, roseiras, dentes-de-leão, girassol, trigo, macieiras, bananeiras, tomateiros, alfaces, oliveiras, repolhos, ipês, jacarandás, gramíneas, figueiras, cafeeiro, entre outros.
RAVEN, Peter H.; EVERT, Ray F.; EICHHORN, Susan E. Biologia Vegetal. 7. ed. RJ: Editora Guanabara Koogan Ltda, 2011.
Antibiótico
Referências bibliográficas
“Antibióticos são substâncias capazes de eliminar ou impedir a multiplicação de bactérias”.
MINISTÉRIO DA SAÚDE. Uso de antibióticos – orientações. Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde. 2009. Disponível em: <https://bvsms.saude.gov.br/uso-correto-de-antibioticos/>. Acesso em 02 de fevereiro de 2022.
Anticorpo
Referências bibliográficas
“Os anticorpos, também chamados de imunoglobulinas (Ig), são moléculas que atuam na defesa do organismo e são produzidos pelos plasmócitos, células formadas a partir da diferenciação dos linfócitos B. Essas moléculas são bastante específicas, ou seja, cada anticorpo atua apenas contra determinado antígeno (molécula que se liga a um anticorpo). Além disso, eles apresentam diferentes formas de agir contra um antígeno, como a neutralização. Podemos diferenciar cinco classes de anticorpos: IgM, IgG, IgA, IgD e IgE”.
DOS SANTOS, Vanessa S. Anticorpos. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.uol.com.br/biologia/anticorpos.htm>. Acesso em 06 de junho de 2022.
Antioxidante
Referências bibliográficas
Um antioxidante é uma molécula capaz de inibir a oxidação de outras moléculas. A oxidação é uma reação química natural que pode produzir radicais livres que, por sua vez, podem iniciar reações em cadeia que, quando ocorrem em células, podem danificá-las ou causar a sua morte. Através da sua própria oxidação os antioxidantes interrompem estas reações em cadeia, eliminando os radicais livres e inibindo outras reações de oxidação.
SIES, Helmut. Physiological society symposium: Impaired endothelial and smooth muscle cell function in oxidative stress. Experimental Physiology, 1997, 82, 2, 291-295.
Antiviral
Referências bibliográficas
Substâncias ou agentes usados na profilaxia (prevenção) ou no tratamento das viroses (doenças causadas por vírus). Os antivirais atuam impedindo a replicação viral ou inibindo a penetração viral nas células.
MINISTÉRIO DA SAÚDE. Antivirais - Conceito preferido. Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde. Disponível em: <https://decs.bvsalud.org/ths/resource/?id=1002&filter=ths_exact_term&q=Antivirais#Concepts>. Acesso em 02 de fevereiro de 2022.
Antropogênico
Referências bibliográficas
“Que é causado ou originado pela atividade humana”.
DICIONÁRIO PRIBERAM DA LÍNGUA PORTUGUESA. Antropogénico. Dicionário Priberam. Disponível em: <https://dicionario.priberam.org/antropog%C3%A9nico>. Acesso em: 29 de setembro de 2021.
Antídoto
Referências bibliográficas
“São substâncias (ou mistura de substâncias) capazes de neutralizar ou reduzir os efeitos de uma substância potencialmente tóxica. O antídoto é a substância que se opõe ao efeito tóxico atuando sobre o toxicante” (toxina ou veneno).
CENTRO DE INFORMAÇÃO E ASSISTÊNCIA TOXICOLÓGICA (CIATox-ES). Conceitos Toxicológicos. Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (Sesa). Disponível em: <https://ciatox.es.gov.br/conceitos-toxicologicos>. Acesso em 02 de fevereiro de 2022.
Antígeno
Referências bibliográficas
Antígeno é “qualquer substância que estando em contato com organismos que não a tem, provoca nele a formação de anticorpo específico”. Exemplos: vírus, bactérias, fungos, fragmentos de microrganismos, partículas desencadeadoras de alergias, toxinas, moléculas produzidas por microrganismos.
LIMA, Eudes F.; DA SILVA FILHO, Jeremias P.; ARAÚJO, Aryane F. S. Dicionário de termos usados em ecologia. Parnaíba, 2016. Disponível em: <https://www.ufpi.br/images/Dicion%C3%A1rio_de_Termos_Usados_em_Ecologia.pdf>. Acesso em 06 junho de 2021.
Aorta
Referências bibliográficas
A artéria aorta, ou simplesmente aorta é a maior e mais importante artéria do corpo humano, ela emerge diretamente do coração (no ventrículo esquerdo) e se estende até o interior do abdome. Sua função é transportar o sangue oxigenado vindo do coração para todas as outras partes do corpo por meio de suas ramificações (artérias de médio e pequeno calibre, arteríolas e capilares sanguíneos).
TORTORA, Gerard J.; DERRICKSON, Bryan. Corpo Humano: fundamentos de anatomia e fisiologia. 10. ed. [S.L.]: Artmed Editora Ltda., 2016. LOURENÇO, Rafael. Artéria aorta e suas ramificações: anatomia e trajeto. Kenhub, 2020. Disponível em: <https://www.kenhub.com/pt/library/anatomia/aorta-pt>. Acesso em: 25 de maio de 2021.
Aracnídeo
Referências bibliográficas
Os aracnídeos são animais invertebrados pertencentes a Classe Arachnida dentro do Filo Arthropoda (artrópodes). Algumas das características dos aracnídeos são: corpo dividido (segmentado) em cefalotórax (prossomo) e abdômen (opistossomo); quatro pares de pernas locomotoras; geralmente um par de quelíceras; um par de pedipalpos; mão possuem antenas ou mandíbulas. Exemplos de aracnídeos: aranhas, escorpiões, ácaros, opiliões, carrapatos, pseudoescorpiões e escorpiões-vinagre.
HICKMAN JR, Cleveland P.; ROBERTS, Larry S.; LARSON, Allan. Princípios integrados de zoologia. 11. ed. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan Ltda, 2012.
Responsáveis pelo glossário

Juliana Badari
I’m a paragraph. Double click me or click Edit Text, it's easy.

Mateus
Bispo
I’m a paragraph. Double click me or click Edit Text, it's easy.

Júlia
Quintaneiro
I’m a paragraph. Double click me or click Edit Text, it's easy.

Nicolas
Nathan
I’m a paragraph. Double click me or click Edit Text, it's easy.