top of page
  • Instagram
  • Whatsapp
  • Link Canal do Potencial Biótico no Telegram
  • TikTok
  • Youtube
  • LinkedIn
  • Facebook

Glossário de

Biologia

Glossário com termos da biologia para você poder consultar e usar.

Bacia hidrográfica

Referências bibliográficas

“A expressão bacia hidrográfica é usada para denotar a área de captação natural da água de precipitação que faz convergir os escoamentos para um único ponto de saída.
“A bacia hidrográfica ou bacia de drenagem de um curso d’água é a área onde, devido ao relevo e geografia, a água da chuva escorre para um rio principal e seus afluentes. Desníveis dos terrenos orientam os cursos d’água e determinam a bacia hidrográfica, que se forma das áreas mais altas para as mais baixas. A área de uma bacia é separada das demais por um divisor de águas, uma formação do relevo, em geral a crista das elevações do terreno, que separa a rede de drenagem (captação da água da chuva) de uma e outra bacia. Pense na crista de um morro que divide a água da chuva para um lado e para o outro.” As principais bacias hidrográficas do Brasil são as do Amazonas, Tocantins-Araguaia, Platina (Paraná, Paraguai e Uruguai) e do São Francisco.

1) DA PAZ, Adriano R. Hidrologia aplicada. Texto básico da Disciplina Ministrada na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, para o curso de graduação em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia na unidade de Caxias do Sul, 2004. Disponível em: <http://www.ct.ufpb.br/~adrianorpaz/artigos/apostila_HIDROLOGIA_APLICADA_UERGS.pdf>. Acesso em: 29 de setembro de 2021. Acesso em: 29 de setembro de 2021. 2) ((O))ECO. O que é uma Bacia Hidrográfica. 2015. ((o))eco. Disponível em: <https://www.oeco.org.br/dicionario-ambiental/29097-o-que-e-uma-bacia-hidrografica/>. Acesso em 29 de setembro de 2021.

Bactéria

Referências bibliográficas

As bactérias são organismos unicelulares, procariontes, que estão presentes nos mais variados ambientes. Pertencem ao reino Monera. São classificadas de acordo com características de suas paredes celulares, como Gram-positivas e Gram-negativas, e de acordo com sua morfologia.

ROTHSCHILD, L.J.; MANCINELLI, R.L. Life in extreme environments. Nature, v. 409, n. 6823, p. 1092–1101, 2001.

Baço

Referências bibliográficas

“O baço é o maior órgão do sistema linfático (que ajuda na defesa do organismo) do corpo humano, tem forma oval e pesa cerca de 150 gramas. Situa-se na região superior esquerda do abdômen, à esquerda do estômago e acima do rim esquerdo”.
“Tem função imunológica e hematológica desempenhados por duas polpas, uma branca, formada por tecido linfoide e que produz e armazena os linfócitos (células de defesa do corpo), e outra vermelha, que destrói as hemácias defeituosas e idosas e armazena células de defesa, liberando-as na circulação quando necessário”.

VARELLA, Mariana. Baço. Drauzio. Disponível em: <https://drauziovarella.uol.com.br/corpo-humano/baco/>. Acesso em 14 de maio de 2021.

Biblioteca genômica

Referências bibliográficas

Uma biblioteca genômica é uma coleção de fragmentos representativos da totalidade do genoma de uma célula ou organismo. Nesta biblioteca estão presentes não só as regiões codificantes, mas também as regiões não codificantes.

STAFUZZA, Nedenia B. Construção de uma biblioteca BAC e avaliação de marcadores para caracterização de regiões alvo do genoma do búfalo. 2010. Tese (Doutorado em Genética e Melhoramento Animal) - Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias Campus de Jaboticabal, Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho”, Jaboticabal, 2010.

Bioacumulação

Referências bibliográficas

“Bioacumulação é o termo geral que descreve um processo pelo qual substâncias (ou compostos químicos) são absorvidas pelos organismos. O processo pode ocorrer de forma direta, quando as substâncias são assimiladas a partir do meio ambiente (solo, sedimento, água) ou de forma indireta pela ingestão de alimentos quem contém essas substâncias. Esses processos frequentemente ocorrem de forma simultânea, em especial em ambientes aquáticos. Bioacumulação ocorre num nível trófico e representa o aumento da concentração de uma substância nos tecidos ou órgãos dos organismos”.
“Embora, o termo "bioacumulação", possa ser confundido ou usado como sinônimo de “biomagnificação” ou mesmo “bioconcentração” existe uma distinção importante entre esses termos”.

MONTONE, Rosalinda C. Bioacumulação e Biomagnificação. Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo. Disponível em: <https://www.io.usp.br/index.php/oceanos/textos/antartida/31-portugues/publicacoes/series-divulgacao/poluicao/811-bioacumulacao-e-biomagnificacao.html>. Acesso em 16 de fevereiro de 2022.

Biodegradável

Referências bibliográficas

Material ou substância “que pode ser decomposto por microrganismos vivos até desaparecer por completo”. Exemplo: plástico biodegradável; detergente biodegradável; materiais biodegradáveis.

DICIONÁRIO PRIBERAM. Biodegradável. Dicionário Priberam da Língua Portuguesa. Disponível em: <https://dicionario.priberam.org/biodegrad%C3%A1vel>. Acesso em 18 de fevereiro de 2022.

Biodigestor

Referências bibliográficas

Os biodigestores são equipamentos que funcionam como reatores químicos para transformação (decomposição) de matéria orgânica em biofertilizante e biogás, pela ação de bactérias decompositoras em um ambiente anaeróbico (ambiente desprovido de oxigênio).

WERLANG, Flávia. Energia limpa gerada com esterco. 2011. ((o))eco. Disponível em: <https://www.oeco.org.br/reportagens/24869-energia-feita-com-esterco/>. Acesso em: 02 de agosto de 2021.

Biodiversidade

Referências bibliográficas

Biodiversidade – ou diversidade biológica - é um termo que designa a riqueza e variedade de seres vivos de todas as origens (animais, plantas e microrganismos) de uma região ou ambiente. Bem como a variação dos organismos dentro da mesma espécie (diversidade genética). Exemplos: Biodiversidade da Mata Atlântica; biodiversidade do Oceano Pacifico; biodiversidade da cidade do Rio de Janeiro; diversidade biológica de borboletas.

RAMBALDI, Denise M.; DE OLIVEIRA, Daniela A. S. (orgs.). Fragmentação de ecossistemas: causas, efeitos sobre a biodiversidade e recomendações de políticas públicas. Brasília: MMA/SBF, 2003.

Biofertilizante

Referências bibliográficas

O biofertilizante é o adubo orgânico solido-liquido resultante do processo de decomposição anaeróbico (ambiente desprovido de oxigênio) da matéria orgânica por ação de bactérias decompositoras. O processo de obtenção do biofertilizante é realizado em biodigestores.

EMBRAPA. Processo de fabricação de biofertilizante. Embrapa. Disponível em: <https://www.embrapa.br/busca-de-solucoes-tecnologicas/-/produto-servico/804/processo-de-fabricacao-de-biofertilizante>. Acesso em: 02 de agosto de 2021.

Biogás

Referências bibliográficas

São os gases produzidos no processo de decomposição anaeróbico (ambiente desprovido de oxigênio) da matéria orgânica por ação de bactérias decompositoras. Quando produzido em biodigestores é utilizado como combustível. O biogás é constituído de gás carbônico (CO2) e principalmente por gás metano (CH4).

WERLANG, Flávia. Energia limpa gerada com esterco. 2011. ((o))eco. Disponível em: <https://www.oeco.org.br/reportagens/24869-energia-feita-com-esterco/>. Acesso em: 02 de agosto de 2021.

Responsáveis pelo glossário

Ju%20Badari_edited.jpg

Juliana Badari

I’m a paragraph. Double click me or click Edit Text, it's easy.

Mateus Bispo.jpeg

Mateus
Bispo

I’m a paragraph. Double click me or click Edit Text, it's easy.

Nicolas Nathan.jpeg

Júlia
Quintaneiro

I’m a paragraph. Double click me or click Edit Text, it's easy.

IMG_20201004_121422133.jpg

Nicolas 
Nathan

I’m a paragraph. Double click me or click Edit Text, it's easy.

bottom of page